Representatividade!

Pelotense representará o Estado no Miss Brasil Plus Size

Liane Oliveira irá à cidade de Maceió para disputar a final do concurso, agendada para 16 de setembro

Carlos Queiroz -

Promover mais acesso e respeito a todas as pessoas. É assim que Liane Oliveira, 34, entende a representatividade. A pelotense é a atual Miss Rio Grande do Sul Plus Size e, entre os dias 12 e 16 de setembro, representará o Estado no Miss Brasil Plus Size, que neste ano acontecerá em Maceió, capital de Alagoas. E agora ela encara uma rotina dividida entre preparar-se para o concurso, empreender e ser mãe. Sem falar na importância de fomentar o debate para romper padrões impostos pela sociedade.

Ser Miss não estava nos planos de Liane, mas ela relata que desde criança, mesmo não estando dentro desses tais padrões, assistia ao Garota Verão e se perguntava porque não poderia participar. O tempo passou e a pelotense, dona de um salão de beleza, começou a utilizar as redes sociais como um canal para mostrar a aceitação em relação ao corpo. E foi assim que, em 2019, foi notada e convidada para entrar no mundo dos concursos de beleza.

A preparação para o Miss Rio Grande do Sul começou em 2019, mas com a pandemia da Covid-19 houve um atraso. Dessa forma, a disputa foi apenas no final de 2020. Assim, em Porto Alegre, concorrendo com diversas meninas de todo o Estado, Liane foi coroada. E a empreendedora atribuiu o título a alguns fatores: “Eu não imaginava ganhar porque tinha outras meninas muito jovens, mas sempre me desenvolvi bem em palco, falando bem e, claro, tudo o que a gente defendia contava também. Então, foi um conjunto de coisas”, destaca.

Agora ela divide o tempo entre cuidar dos negócios, dos compromissos de Miss e de ser mãe de Benício, de apenas quatro anos. O que tem sido trabalhoso, já que para participar do concurso as concorrentes têm diversos compromissos, que geram uma série de custos, e Liane tem arcado com todos eles sozinha. “Tem sido uma loucura, porque o Benício é pequeno, mas tenho uma rede de apoio muito forte. As minhas clientes têm sido muito compreensíveis porque não tenho conseguido ser tão presente. Tenho precisado trabalhar mais para arcar com as despesas”.

Nos próximos dias, antes de embarcar para a região Nordeste do Brasil, Liane ainda torce para receber apoio da prefeitura de Pelotas. “Ainda não tive retorno, mas quero que a minha cidade também me ‘abrace’, assim como ocorreu em Gramado, onde estive como turista”, afirma, à espera de reconhecimento.

Sobre aceitação
Quem vê o sorriso de Liane percebe a felicidade com o atual momento, mas para chegar até aqui, aceitar-se nem sempre foi uma tarefa fácil. Por conta de suas medidas, ela relata já ter passado por diversas situações desconfortáveis, desde escutar comentários maldosos a não encontrar roupas que lhe coubessem. Por isso, desde nova foi necessário aprender a lidar com esses episódios.

“Não é fácil o que passamos todos os dias. Escutei muitas coisas em relação ao meu peso, mas eu sempre me achei bonita, mesmo com as pessoas querendo que eu pensasse o contrário. Já chorei em provador de loja por não entrar em nenhuma peça de roupa”, desabafa. “Quando adolescente eu ia comprar roupas e só tinham modelos floridos e largos, mas eu queria usar calça jeans rasgada como qualquer outra jovem”.
Além disso, ela ressalta que sobrepeso não é sinônimo de falta de cuidados. A empreendedora compartilha que mantém uma rotina saudável: frequenta a academia, faz atividades aeróbicas, pratica Jiu-jítsu e, na alimentação, evita embutidos, industrializados e açúcares. Liane quer, portanto, quebrar estereótipos destinados a pessoas que estão acima do peso.

Por isso, a importância do concurso, do título conquistado e da participação no Miss Brasil. “Acredito que cada vez mais é importante ter representatividade de todas as diversidades, para então promover mais acesso e respeito a todas as pessoas”, defende. “Quero mostrar que a beleza mais importante vem de dentro, vem do sentir-se bela, vem da autoestima elevada, vem da alma, vem da saúde mental, vem da suavidade com que levamos a vida”, acrescenta. “Nossos corpos merecem nosso amor, são nossa morada. Se você for fazer exercícios, que não seja por odiá-lo e sim por amá-lo e querer que cada vez ele seja melhor para você desfrutar de todos os prazeres da vida”.

Acompanhe!
A final do Miss Brasil Plus Size está marcada para 16 de setembro, às 19h, e poderá ser assistida através do youTube. E quem quiser saber como serão os próximos dias da Miss Rio Grande do Sul, pode acompanhá-la através das redes sociais: instagram - @lianeoliveirapj.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Transporte por tração animal em Pelotas volta à pauta Anterior

Transporte por tração animal em Pelotas volta à pauta

Mais um espaço público em Pelotas agrada pelotenses Próximo

Mais um espaço público em Pelotas agrada pelotenses

Deixe seu comentário